sábado, 25 de junho de 2011

Pé diabético; Qual o motivo de tanta preocupação?

    Pé diabético: o que é, quais os sintomas e como tratar
Pé diabético, mais do que uma complicação do diabetes, é considerado uma situação clínica bastante complexa e que pode atingir não só os pés, mas também os tornozelos dos portadores de diabetes, provocando situações como perda da sensibilidade protetora dos pés, úlceras em diferentes estágios evolutivos, deformidades, infecções, amputações e até problemas vasculares periféricos. Em muitos casos o paciente só se preocupa com a lesão quando já está em estágio avançado e, em muitas vezes, acompanhada de uma infecção secundária, fazendo com que o tratamento seja bem mais complexo.
Uma previsão chocante:
De acordo com a Organização Mundial de Saúde reconhece que a saúde pública se depara com um sério problema em relação ao diabetes. A previsão para o ano de 2025 é de mais de 350 milhões de portadores de diabetes. Destes, pelo menos 25% vão ter algum tipo de comprometimento significativo nos seus pés. Atualmente, estima-se que, mundialmente, ocorram duas amputações por minuto em razão do pé diabético, sendo que 85% destas são precedidas por úlceras.
Prevenção e cuidados
 Sabemos que os exames  diário dos pés e a proteção de dedos e tornozelos são hábitos de grande importância e de grande efeito na promoção de evitar o aparecimento de lesões. É necessário secar bem os pés, cortar as unhas periodicamente e com cuidado para não causar feridas, evitar a aproximação de calor perto do local (bolsas de água quente e fogo), examinar diariamente os sapatos e ir a consultas periódicas com seu médico.
O fumo e o álcool também são fatores agravantes para pacientes portadores de diabetes, pois colaboram para o agravamento de problemas neurovasculares.
A educação, a informação e a intervenção precoce são os grandes aliados para ter-mos uma mudança nesse quadro complexo. Visitar um bom Podólogo também é uma atitude que traz resultados importantes.

Nenhum comentário :

Postar um comentário