domingo, 18 de setembro de 2011

ONICOMICOSE - (micoses nas unhas)

São doenças causadas por fungos, que podem ser encontrado facilmente em nosso ambiente. As fontes de infecção podem ser o solo, animais, outras pessoas ou alicates e tesouras contaminados. As unhas mais comumente afetadas são as dos pés, por passarmos a maior parte do dia de sapatos fechado, propiciando um ambiente úmido, escuro e aquecido, que é favorável ao desenvolvimento dos fungos. 



Normalmente, a primeira unha acometida é a do "dedão do pé". Inicia como uma mudança na cor da unha (amarelada, esbranquiçada ou amarronzada), na ponta, espalhando-se por toda a espessura da unha e depois em direção à cutícula. Com o passar do tempo, a ponta da unha se quebra ou é retirada pelo indivíduo, deixando a pele sob a unha exposta, local onde o fungo está realmente se multiplicando. O restante da unha pode deformar-se, permanecendo assim indefinidamente, se não tratada.

As principais alterações observadas são as seguintes:

  • Descolamento da ponta da unha: é a mais freqüente;
  • Espessamento: as unhas tornam-se endurecidas e grossas, podendo ser dolorosas.
  • Leuconíquia: manchas brancas na unha.
  • Destruição e deformidade: a unha fica frágil e quebradiça, deformando-se.
  • Paroníquia: nessa forma especial, o acometimento é na região do dedo ao redor da unha, que fica inflamada, avermelhada, inchada e dolorida.

 A melhor forma de não se ter fungo nas unhas, é a prevenção, e de que maneira podemos nos prevenir?

  • Evitar andar com os pés descalços em pisos úmidos;
  • Usar luvas impermeáveis ao mexer na terra;
  • Não usar apenas sapatos fechados, usar de vez em quando, modelos arejados e abertos.
  • Geralmente as unhas mais afetadas são as dos pés, pois os sapatos e tênis por serem fechados, ficam úmidos e aquecidos, facilitando o crescimento dos fungos;
  • Não use meias de tecidos sintéticos, prefira sempre os tecidos de algodão;
  • Material de manicure, são objetos de higiene pessoal, portanto tenha sempre seu próprio material como alicates, lixas, espátulas, tesouras entre outros materiais. Se não for possível, utilize apenas materiais que estejam devidamente esterilizados.
  • Não podemos nos esquecer, que o profissional adequado para diagnosticar as onicomicoses é o médico dermatologista, pois ele que tem capacidade de além de diagnosticar, indicar o melhor tratamento.
             Porém existem medicamentos utilizados que podem ser de uso local, sob a forma de soluções, cremes e esmaltes, porém casos mais crônicos podem ser tratados com medicamentos de via oral em cápsulas. A melhora é lenta, pois depende do crescimento da unha, no qual é demorada. Principalmente as unhas dos pés podem levar até 12 meses para se renovarem totalmente, e atenção, o tratamento deve ser contínuo durante todo este tempo. Pois a persistência e o tratamento adequado e prolongado são a grande “chave” para o combate das onicomicoses.
            Consulte seu dermatologista.

Nenhum comentário :

Postar um comentário